28 de Setembro, 2022

SO WHAT [três arquitetos, três discursos]

Por admin

5 de novembro

15h30

A sessão de inauguração incluirá uma conversa a três, moderada por Helder Casal Ribeiro, curador da exposição.

5 de novembro | 23 de dezembro

Sob o mote de Willis Connover, na apresentação do sexteto de Miles Davis no Newport Jazz Festival de 1958 – “na conceção de Duke Ellington, não é o instrumento que está a ser tocado que faz a diferença, mas o homem que o toca” –, reúnem-se três arquitetos – Diogo Aguiar, Dulcineia Santos e Nuno M. Sousa – e propõe-se iluminar as bases concetuais dos seus três discursos arquitetónicos, na exposição com o título SO WHAT [três arquitetos, três discursos], evocativo da inquietação e da contínua experimentação daquele trompetista.

Diogo Aguiar, Dulcineia Santos e Nuno M. Sousa nascem na década de 1980 em Portugal e partilham o percurso académico na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto na década de 2000, experiências profissionais iniciais em escritórios de referência no panorama da arquitetura contemporânea e prática docente recente na sua Escola de formação.

As suas obras têm em comum o consubstanciar de um programa que remete para um tipo de artisticidade intrínseca, que decorre da procura da invenção como condição primeira de toda a realização.

SO WHAT [três arquitetos, três discursos] poderá ser visitada até 23 de dezembro e contará, no decurso da sua duração, com um conjunto paralelo de conferências, visitas guiadas e atividades do Serviço Educativo da Casa das Artes – Porto.

Organização: Fpoetics em parceria com a Casa das Artes – Porto

Design gráfico: Marta Ramos