Recital de Canto e Piano
SEXTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO DE 2023 ÀS 21:30
Bilhete 10 euros
Bilhete para estudantes: 7,5 euros
Bilhetes online:
https://bilheteira.culturanorte.gov.pt/pt/monument/4/events/665
Recital de Canto e Piano com Canções de Richard Wagner e Richard Strauss
Apresentamos hoje dois compositores alemães separados no tempo por meio século-
Richard Wagner (1813-1883) e Richard Strauss (1864-1949).
São unanimemente reconhecidos como dois dos maiores músicos do seu tempo e de toda a história da música, considerando a qualidade da obra deixada e, através dela, o importante contributo inovador para uma esperada corrente estética, já então apelidada de “Zukunftsmusik” (a música do futuro). Um e outro compositor perscrutaram íntima e profundamente os diversos aspetos da composição musical. Fizeram-no magistralmente, sem quebras radicais com o passado, mas antes explorando limites e abrindo horizontes sonoros.
A voz – o canto – exerceu um permanente e irresistível fascínio durante toda a vida destes compositores. A sua produção no domínio da ópera – do drama musical – dá conta indiscutível disso. A sua ligação espontânea aos poetas da época constituía também um forte incentivo para a criação musical no género “Lied” (canção), uma vez que, através dos seus poemas se representavam, exprimiam e partilhavam ideais políticos, filosóficos, críticas sociais, impressões, emoções, amizades, paixões… do seu tempo.
Neste recital partilhamos um programa de canções escritas originalmente para voz e piano, através do qual, quer Wagner, quer Strauss exprimiram elevada e inspiradamente grandes paixões da essência humana.
Richard Wagner, embora casado com a atriz Minne Planer, estava apaixonado pela mulher do seu mecenas – a poetisa Mathilde Wesendonk – vivendo então conflitos internos intensos e difíceis de conciliar pacificamente.
Encontrava-se na Suíça, em finais de 1857, onde trabalhava nas óperas “Der fliegende Holländer” e “Die WalKüre”, quando musicou 5 poemas da sua amante e reuniu num ciclo com o título de “Cinco Poemas de Mathilde Wesendonk para voz feminina e piano”. É sabido que as suas leituras do filósofo Schopenhauer e este amor impossível inspiraram-no a escrever a ópera “Tristão e Isolda”, começando por considerar as canções “Im Treibhaus” (“Na Estufa”) e “Träume” (“Sonhos”) como Estudos preliminares para “Tristão e Isolda”. Wagner mostra, neste ciclo de canções, a sua linguagem musical inconfundível, como que em versão compacta, onde predominam o secretismo, o intimismo e o drama de uma relação doentia e condenada ao fracasso.
A voz mantém longas e equilibradas linhas melódicas, quase sempre num tom declamatório, ora expressivo, ora recitativo. O piano- original, embora aparente uma escrita e sonoridade orquestral- acompanha intimamente cada sentimento, remetido a uma quase permanente
devoção e resignação à voz e à poesia.
Richard Strauss era apaixonado pela sua mulher, a soprano Pauline de Ahna, a quem dedicava e com quem apresentava inúmeras das suas canções em recitais de canto e piano. Ofereceu mesmo, como presente de casamento, duas das canções hoje aqui trazidas – “Ceciliae” (“Cecília”) e “Ruhe meine Seele” (“Repousa, minha alma”).
Compôs cerca de 180 Lieder (canções) ao longo de toda a sua vida, adotando quase sempre – neste género musical – um estilo baseado numa inspirada e fascinante simplicidade melódica e acompanhamento pianístico, que consolidou ainda muito jovem a partir de notória influência vocal e pianística de Schubert e de Brahms.
Trabalhava afincadamente nos textos de variados poetas segundo a sua própria “leitura” musical, realçando-lhes em primeiro lugar o lirismo e a elasticidade vocal. Em Strauss, a voz e o piano revestem-se de extrema cumplicidade a todos os níveis, quase enfeitiçando-se mutuamente. Lirismo melódico, elasticidade vocal e pianística, colorido e tonalidade, efeitos sonoros, condução e orientação do conteúdo temático, maturidade e profundidade acompanham um constante turbilhão de emoções e vivências, que fazem de cada Lied uma obra de arte única para contemplar e eternizar como um precioso diamante.
PROGRAMA
RICHARD WAGNER – Fünf Gedichte von Mathilde Wesendonk für Frauenstimme und Klavier
-Der Engel (O Anjo)
-Stehe still! (Pára)
-Im Treibhaus (Na Estufa)
-Schmerzen (Sofrimentos)
-Träume (Sonhos)
RICHARD STRAUSS
-Ständchen, op. 17 nº 2 (Serenata)
-Ich trage meine Minne, op. 32 nº 1 (Eu carrego o meu amor)
-Schlechtes Wetter, op. 69 nº 5 (Mau tempo)
-Einerlei, op. 69 nº 3 (Monotonia)
-Ruhe, meine Seele, op. 27 nº 1 (Repousa, minha alma)
-Allerseelen, op. 10 nº 8 (Dia de Finados)
-Cäcilie, op. 27 nº 2 (Cecília)
Soprano: Cláudia Pereira Pinto
Piano: Jaime Mota