1 de Dezembro, 2022

CONTRAST II: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR

Por admin
EXPOSIÇÃO E MESA REDONDA “CONTRAST: ENSINO DA FOTOGRAFIA NA SUA INTERAÇÃO COM A ARTE, ARQUITETURA E DESIGN“ 27 de Janeiro de 2023 (sexta-feira), 17h30 | Casa das Artes – Porto  

Enquadrado na programação do projeto CONTRAST que pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design, a Casa das Artes, no próximo dia 27 de Janeiro, pelas 17h30, vai abrir a exposição CONTRAST: O ENSINO DA FOTOGRAFIA NA SUA INTERAÇÃO COM A ARTE, ARQUITETURA E DESIGN, seguindo-se uma mesa redonda em volta desta temática.   A abertura da exposição contará com a presença de Laura Castro (DRCN), e a mesa redonda que será moderada por Pedro Leão Neto (FAUP) contará com a presença de Carlos Lobo (EA. UCP), José Carneiro (FBAUP), José Maças de Carvalho (DCAM), Olívia da Silva (ESMAD) e Rui Lourosa (ESAP).

O objetivo da mesa redonda é debater o papel e a importância do ensino e da prática da fotografia nas escolas superiores portuguesas de arte, de design, de arquitetura e de estudos artísticos, proporcionando um entendimento mais aprofundado do universo da fotografia. Pretende-se, em particular, que a partir da publicação se analisem estratégiasdiversas de ensino da fotografia, procurando-se perceber de que forma poderão gerar pontes entre as várias áreas disciplinares onde a fotografia está presente, e ainda ajudar a repensar o real. Este evento integra ainda a exposição que tem acompanhado o programa de disseminação da rede de iniciativas artísticas multidisciplinares na Arte, Arquitectura, Design e Fotografia que conta com o envolvimento direto de onze escolas de ensino superior a lecionar fotografia em diversas áreas disciplinares e artísticas: ARCO, DARQ, DCAM, EA.UCP, ESAP, ESMAD, FAUP, FBAUL, FBAUP, FEUP e IPT. A exposição tem vindo a comunicar os trabalhos fotográficos de estudantes  e de autores emergentes realizados no contexto de ensino das diversas instituições envolvidas neste projeto, permitindo simultaneamente ouvir os estudantes explicar os seus projetos, bem como observar os seus trabalhos fotográficos quer em formato de livro quer na plataforma online.

O projeto CONTRAST pretende contribuir para a divulgação, criação e ensino da fotografia na sua interação com a Arte, Arquitectura e Design. Esta contribuição será desenvolvida no âmbito nacional e internacional através da partilha de experiências e conhecimentos entre escolas, grupos e associações não académicas, aproximando o interesse de diversos públicos por estes temas numa perspetiva transversal e holística.
A coleção CONTRAST: A FOTOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR é constituída por publicações em livro com uma periodicidade bienal e editadas pela scopio Editions, existindo já dois números publicados.

 BIOGRAFIAS

Carlos Lobo (EA.UCP)Fotógrafo, músico, investigador e programador na área da fotografia. Professor na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, é investigador do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Doutor em Ciência e Tecnologia das Artes pela Universidade Católica do Porto. É desde 2018 o coordenador do Mestrado de Fotografia na Escola das Artes. É, ainda, programador independente do CAAA (Centro Assuntos Arte e Arquitectura) e editor da LEBOP, editora especializada em livros de fotografia. Tem já várias monografias editadas, estando o seu trabalho representado em inúmeras e prestigiadas colecções de fotografia.

José Carneiro (FBAUP)
Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Director do Mestrado em Design da Imagem (FBAUP). Director do Centro de Estudos em Design e Arte (FBAUP). É doutorado em Arte e Design pela FBAUP, 2014. É investigador integrado no ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura e colabora com o i2ADS – Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade. É autor de vários artigos científicos e tem participado regularmente em conferências nacionais e internacionais. Desenvolve trabalho artístico e de design de comunicação. É autor do projecto Records & Photographs e do programa de rádio Clube da Esquina. Mais informação em José Carneiro. CV completo em Ciência Vitae.

José Maçãs de Carvalho (DARQ)Doutorado em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e Professor Auxiliar no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e no Colégio das Artes. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, na Fac. Letras da UC, concluiu Pós-Graduação em Gestão de Artes, no Instituto de Estudos Europeus de Macau. As suas obras estão representadas nas colecções Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Encontros de Fotografia de Coimbra,Fundação PLMJ, Col. António Cachola, Col. Figueiredo Ribeiro, Fundação EDP, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Colecção Novo Banco Art, entre outras. Colaborador e autor publicado na scopio Editions, foi também co-orientador do pósdoutoramento de Pedro Leão Neto em desenvolvimento na FAUP subordinado ao título “Mapeamento de Fotografia Documental e Artística: Um olhar Contemporaneo sobre Arquitectura e Espaços de Referência no Porto (MFDAARP). Autor de vários livros sobre Fotografia e Videoarte. Curador do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra desde 2020.

Laura Castro (CA)
Diretora Regional de Cultura do Norte, é doutorada em Arte e Design pela Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes (2010) e mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1993). Professora na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, de que foi diretora entre 2013 e 2017, e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da mesma Escola. Entre o início da década de 90 e 2006, trabalhou no sector cultural. Escrevia regularmente sobre arte moderna e contemporânea, museologia, arte e paisagem e arte pública. É membro da APHA (Associação Portuguesa de Historiadores de Arte) e da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte).

Olívia Marques da Silva (ESMAD)
Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto e doutorada em Fotografia pela Escola de Arte & Design de Derby, Reino Unido (Ph.d.,Mphil/ Ph.d./MA). Associa a atividade académica à expressão artística enquanto fotógrafa, participando em diversas exposições individuais e coletivas. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Português de Fotografia. A ligação ao Politécnico do Porto começou em 1992, onde foi diretora do Departamento de Artes da Imagem da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), criou e coordenou o Mestrado em Comunicação Audiovisual com uma Especialização em Fotografia e Cinema Documental e Produção e Realização Audiovisual. Foi presidente do Conselho Técnico- Científico da ESMAE. Foi consultora fotográfica do Museu do Carro Elétrico dos Sociedade de Transportes Coletivos do Porto0. Colabora com os seguintes centros de investigação: CCRE, FAUP e eCPR/South Wales University. Coordena a Conferência Anual de Multimédia, Fotografia e Cinema , de Imagens do Real Imaginado (IRI) É atualmente Presidente da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do P.PORTO.

Pedro Leão Neto (FAUP)Arquiteto licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP, 1992), mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FAUP-FEUP, 1992), doutor em Planning and Landscape (Universidade de Manchester, 2002) e pós-doutorado (FAUP, 2018). Professor e Investigador na FAUP, é coordenador do grupo de investigação Arquitetura, Arte e imagem (AAI) e das Edições scopio, sendo Editor-in-chief da revista científica Sophia Journal Arquitetura, Arte e Imagem e Investigador Principal (PI) do projeto Visual Spaces of Change (VSC) financiado pela FCT e do projeto Contrast: Rede de Iniciativas Artísticas Multidisciplinar na Arte, Arquitetura, Design e Fotografia (Apoio a Projetos – Criação e Edição – DGartes). Regente das unidades curriculares de Comunicação de Projeto de Arquitetura e de Fotografia de Arquitetura, Cidade e Território, o seu campo de investigação é focalizado no universo da Arquitetura, Arte e Imagem. Dentro deste campo de investigação publicou e editou mais de 30 livros, diversos artigos científicos, coordenou diversos projetos de Investigação, exposições, conferências e concursos internacionais.

Rui Lourosa (ESAP)
Doutorado em Arte dos Media na Universidade Lusófona do Porto. Licenciado em Arte e Comunicação pela Escola Superior Artística do Porto, participante e bolseiro no Stage Europeo degli Esordi em Lucca, possui o DEA pela Universidade de Vigo no programa Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea. Atualmente é investigador do grupo de investigação Arte e Estudos Críticos do Centro de Estudos Arnaldo Araújo. Enquanto artista, desenvolve continuamente trabalho no âmbito da sua investigação: a fotografia, a etnografia e o funerário. Trabalha e investiga o fotográfico no seu carácter processual: digital, mas mais especialmente analógico, alternativo e histórico. Experimenta continuamente com o processo fotográfico e cinematográfico estereoscópico na relação da geração e manutenção da imersividade com a perturbação e o desconforto. Tem vindo a apresentar continuamente comunicações, conferências e exposições acerca da sua investigação e prática artística. É docente na Escola Superior Artística do Porto em várias unidades curriculares na área do projeto e da impressão e onde organiza o programa “VISUA – Laboratório de Experimentação e Práticas Visuais” é também membro do Conselho Geral e do Conselho Pedagógico da ESAP e foi desde 2009 até 2016 Director do Curso Superior de Artes Visuais – Fotografia.