A Casa

Nos jardins do Palacete do Visconde de Vilar d’Allen, da autoria do arquitecto José Marques da Silva, datado de 1927, com frente para a Rua Rúben A, encontra-se a Casa das Artes, projecto de Eduardo Souto de Moura, concluído em 1991.

O edifício projetado em 1980, firmou a primeira obra de grande notoriedade do Arquiteto Eduardo Souto Moura, tendo merecido o Prémio Sécil de Arquitetura.

Este equipamento cultural é constituído por uma sala de exposições ladeada de duas salas para concertos e conferências, e, no piso enterrado, uma área de serviços. O projecto sobressai pela sua discrição, simplicidade e integração no espaço envolvente.

A Casa Allen, jardins e o auditório Casa das Artes, é um imóvel classificado como monumento de interesse público desde Maio de 2012, estando afeto ao Instituto Público Património Cultural.

A Casa das Artes e a Casa Allen têm tido programação própria, na área do cinema – com a parceria estabelecida com o cineclube do Porto – e através de uma curadoria cuidada, numa filosofia de acolhimento que busca os novos talentos nas artes plásticas e atividades performativas e atividades diversas de índole artístico-cultural, tais como apresentações de livros ou workshops.

De salientar os acolhimentos na área do teatro, com várias companhias, seja em articulação com os projetos apoiados pela DGArtes, seja a título independente.