Dedicamos o mês de novembro ao cinema de animação. 

Com dois festivais na última quinzena do mês, abrimos novembro com a exibição do documentário animado de Michel Gondry sobre o pensador  Noam Chomsky. A primeira longa-metragem de animação de Sylvain Chomet que já se tornou um clássico da animação: Belleville Rendez-vous é exibida na quinta-feira dia 12. Dia 14, recebemos um documentário sobre o realizador Norman McLaren, um pioneiro do cinema da animação e um dos realizadores canadianos mais premiados de sempre.

Entre 19 e 21 de novembro receberemos edição de 2020 do Festival de cinema de animação OLHO, que chega pela primeira à Casa das Artes. 

E para fechar o mês a Casa da Animação traz-nos a Festa Mundial da Animação onde serão premiadas as melhores curtas-metragens de animação.

Não percam Novembro, há muito para ver!

Quinta, 5 novembro | 21h30

É FELIZ O HOMEM QUE É ALTO

Michel Gondry

FRANÇA | 2014  | DOC | 88 MIN |  M/12 

Através de uma série de entrevistas, Michel Gondry ilustra literal e figurativamente as teorias de Noam Chomsky, juntamente com alguns momentos pessoais revelados por Chomsky. Neste filme animado, a imaginação e criatividade de Gondry são postas em prática para retratar o rigor intelectual de Chomsky.

Sábado, 7 novembro | 18h00

inserido no ciclo 7 ½

apresentação de Guilherme Blanc

O CARTEIRISTA

PICKPOCKET

Robert Bresson

FRANÇA | 1959 | FIC | 80’

Em vez de seguir o conselho do seu bom amigo Jacques e procurar um emprego, Michel aventura-se e inicia uma carreira de carteirista. Enquanto carteirista, e apesar das suspeitas do comissário da polícia que o tem em permanente vigilância, Michel vai gradualmente aperfeiçoando as suas técnicas e tornando-se eufórico perante cada novo sucesso.

Quinta, 12 novembro | 21h30

BELLEVILLE RENDEZ-VOUS

LES TRIPLETTES DE BELLEVILLE

Sylvain Chomet

CAN/FR/BEL | 2003 | ANI | 80’ | M/6

O pequeno Champion é educado pela avó, Madame Souza, para vir a ser um grande ciclista. Mas um dia, anos mais tarde, Champion, que está a participar no celebérrimo Tour de France, é raptado por dois misteriosos homens vestidos de negro. A avó e o fiel cão Bruno partem então à sua procura, numa viagem que os leva até Belleville, onde encontram as “triplettes”, excêntricas estrelas do “music-hall” dos anos 30, que decidem ajudá-los. 

Sábado, 14 novembro | 18h00

CREATIVE PROCESS: NORMAN MCLAREN

Donald McWilliams

CANADA | 1991 | DOC | 116’

Este documentário  é uma viagem ao processo de criação artística de Norman McLaren. Um génio do cinema que fez filmes sem câmaras e música sem instrumentos, McLaren produziu 60 filmes numa impressionante variedade de estilos e técnicas, arrecadando mais de 200 prémios internacionais e reconhecimento mundial. Recorrendo ao acervo privado de McLaren, uma mina de ouro de filmagens experimentais e filmes inacabados, este filme explora os métodos de McLaren, incluindo a sua famosa técnica de “pixilização”.

18 a 21 novembro

                OLHO Animation Film Festival apresenta-se como um festival competitivo, sendo já uma referência para o Cinema de Animação. O OLHO pretende, porém, ser mais do que um festival de competição, procurando ter uma atividade continuada ao longo do ano, e por isso desenvolve outros eventos como workshops e entrevistas, com e a profissionais das diversas áreas ligadas à Animação. Essas entrevistas têm tido também uma projeção mundial, sobretudo no mundo lusófono.

                O Festival decorrerá de entre 18 de novembro, com a sua abertura, a 21 de novembro, com a atribuição de prémios e encerramento.

Constituídas maioritariamente por filmes de autor produzidos entre 2017 e 2020, das 7 sessões programadas para a Casa das Artes, com a duração aproximada de 60 minutos, 6 destinam-se ao público em geral, e uma para o público infanto-juvenil, com idades compreendidas entre os 6 e os 12. De referir ainda que na competição apresentaremos trabalhos de realizadores como Alexandre Siqueira, Bruno Caetano, Alice Guimarães e Mónica Santos, Vicent Patar e Stéphane Aubier.

25 a 29 novembro

A Casa da Animação a entidade do sector da animação que representa o cinema de animação mais plenamente dentro e fora de portas,assumiu em 2014 a curadoria internacional, em nome da ASIFA Internacional, a Festa Mundial da Animação, um evento único a nível mundial – acontece simultaneamente em mais de 40 países! – que tem como objetivos homenagear o cinema de animação, e ao mesmo tempo, assinalar o Dia Mundial da Animação. Destaca-se
, ainda dentro da Festa Mundial da Animação, a atribuição anual do Prémio Nacional da Animação, que vem homenagear e incentivar a excelência do trabalho dos autores portugueses na área da animação, sendo que os filmes selecionados para este prémio têm oportunidade de circular dentro e fora do país.

O prémio composto por três categorias: Filmes de PROFISSIONAISFilmes de ESCOLASFilmes de OFICINAS havendo ainda o Prémio do Público, que é atribuído a nível nacional pelo público presente nas sessões competitivas que são promovidas pelos parceiros no país. A Festa Mundial da Animação decorrerá entre os dias 25 e 29 de novembro na Casa das Artes.